DIY

Proteger e limpar a Camurça

Janeiro 7, 2015

Passos simples para limpar e proteger a camurça, de sapatos, casacos ou outros artigos deste tecido.

Todos temos no nosso closet pelo menos um par de sapatos de camurça ou nobuck. O nobuck é um tipo de tecido semelhante à camurça, usado em botas para a neve ou por exemplo nas conhecidas botas da marca Timberland. Com o tempo a camurça tende a ficar com um aspecto envelhecido ou usado, e há uma solução simples para devolver  aspecto novo a camurça. É tão simples e faz a diferença.

Para esta tarefa necessitam apenas de uma escova própria para camurça e nobuck, e um spray para o mesmo tipo de tecido. Encontram facilmente estes produtos nas sapatarias, supermercados e sapateiros. A escova, faz lembrar uma esponja, é universal pode ser usada em qualquer cor, não sendo necessário uma para cada cor. O spray protetor é específico para as diferentes cores, existe para preto, castanho ou incolor. Eu uso o incolor que pode ser usado em qualquer cor. Recomendo a marca KIWI para este tipo de produtos.

São cinco passos para eliminar o pó e pôr a camurça como nova:

Escovar os sapatos com a escova específica para camurça ou nobuck;

Agitar o frasco do spray e tirar a tampa;

Aplicar o spay em todo o sapato a uma distância de 20cm (Atenção: não inalar os vapores deste spray);

-Voltar a escovar com a escova própria para estes tecidos;

– Deixar os sapatos durante alguns minutos ao sol para melhor fixação do produto.

Estes passos são essenciais para sapatos por estrear. E é só isto, fácil não é?

Na imagem tenho uma escova diferente, a que tem o cabo de madeira serve igualmente para escovar a camurça, mas esta escova serve para limpar e não tanto para pentear. É mais agressiva, embora não estrague a camurça, eu utilizo apenas em sapatos de camurça com algum tempo de uso e que se sujaram por alguma razão. Nestes casos é ainda mais simples, escovar para retirar a sujidade (no sentido contrário ao do tecido) e pentear a camurça no sentido oposto.

Mãos à obra.

Beijinhos,C.

Poderás gostar também …

Sem Comentários

Deixar uma resposta